EUA e Israel com acordo <br>militar histórico

Nunca nenhum país recebeu tamanha ajuda em matéria de defesa por parte dos EUA. A conclusão é do embaixador norte-americano em Israel, que em declarações públicas proferidas no domingo, 11, numa conferência universitária, antecipou a subscrição de um novo acordo de auxílio militar entre Washington e Telavive.

Dan Shapiro revelou tratar-se de um pacote financeiro para uma década. Meios de comunicação social israelitas, por seu lado, asseguram que o documento pode totalizar 38 mil milhões de dólares, incluindo, pela primeira vez, ajuda oficial norte-americana para o desenvolvimento de sistemas antimísseis por parte de Israel.

O diplomata deu igualmente como garantida a assinatura do documento quando o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, se deslocar a Nova Iorque para a Assembleia Geral da ONU, e sublinhou que os EUA conservam mais firmes do que nunca a aliança estratégica com Israel no Médio Oriente.




Mais artigos de: Internacional

China responsabiliza norte-americanos

A China atribui aos EUA a crescente conflituosidade na Península da Coreia e no Mar do Sul da China, realçando que a escalada belicista tem sido desencadeada pelos norte-americanos.

Sentamo-nos para nos levantarmos

Teria sido só mais uma partida de futebol americano, aquela no passado dia 26 de Agosto, que opôs os Green Bay Packers aos San Francisco 49ers. Mas eis que soa o hino e… «Ó, dizei, podeis ver? À primeira luz da manhã?» Deus abençoe a América! Entre o...

Cuba não desiste <br>do fim do bloqueio

«Não há uma família cubana que não sofra com os efeitos do bloqueio» que os EUA mantêm apesar do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, denuncia o governo cubano.

Brasil vai parar

As seis principais centrais sindicais brasileiras convocaram para o próximo dia 22 uma paralisação nacional contra o pacote anti-laboral e antisocial que o executivo agora liderado por Michel Temer pretende aplicar. A greve agendada para de hoje a uma semana, será «uma...

Geórgia mais perto <br>da NATO

A ex-república soviética da Geórgia está muito próxima de se tornar membro da NATO, garante o secretário-geral da Aliança Atlântica. Em visita oficial ao país situado na estratégica região do Cáucaso, Jens Stoltenberg invocou como...